Queridos Professores,
No dia 25 de Setembro realizamos nossa reunião pedagógica.
Como proposta inicial pedimos que vocês escolhessem uma palavra para responder à questão "Como é ensinar matemática hoje?". Utilizando as palavras selecionadas por vocês, montamos um texto que expressa nosso olhar sob o ensino de Matemática.
Ensinar matemática hoje é um grande desafio.
Com o processo de globalização, cada vez mais as competências matemáticas se constituem instrumentos eficazes para compreensão e solução dos problemas relacionasdos às mais diversas áreas do saber.
O desenvolvimento de tais competências exige do professor a superação de muitos obstáculos. A começar pela coragem de aceitar rever sua prática, de forma a modificar a relação
com o saber dos alunos, superando possíveis dificuldades.
O despertar para essa necessidade de mudança é um processo que exige do professor o desenvolvimento de duas habilidades fundamentais: paciência e jogo de cintura.
Para trilhar esse caminho de mudanças, a busca de parcerias é uma alternativa capaz de conduzir o professor com mais segurança.
Buscar a cooperação dos profissionais de outras áreas na realização de atividades de integração é um recurso que pode melhorar o sentido do trabalho escolar.
Nessa perspectiva, são várias as frentes de luta a favor de um ensino de matemática de boa qualidade.
Em todas as frentes dessa luta uma dosagem de amor é essencial.
Com carinho,
Coordenação de Matemática